Manifesto Gráfico
A exposição Manifesto Gráfico, com curadoria de Rico Lins, reuniu cerca de 200 obras de de artistas nacionais e estrangeiros do acervo Rico Lins, e ocupou dois andares do Espaço Cultural Porto Seguro entre agosto e outubro de 2017.
Cliente
Espaço Cultural Porto Seguro
Criado em
São Paulo, 2017
Categoria
Exposição + Identidade
Tendo como objetivo apresentar ao público correntes e expressões no campo do design gráfico desde os anos 1950, a mostra apresentou diversas técnicas de produção que vão dos lambe-lambes tipográficos aos contemporâneos cartazes eletrônicos animados, passando pela serigrafia e impressão offset ou digital.
Entre as muitas questões que abarca, Manifesto Gráfico propõe uma discussão acerca do lugar ocupado pelo cartaz hoje, sua função inicial de comunicação em espaços públicos, o contraste entre as produções nacionais e estrangeiras, as derivações ao longo da história e sua transposição para o universo digital.
Além da curadoria e da expografia da exposição, Rico Lins +Studio desenvolveu as peças gráficas e realizou oficinas, palestras, mesas redondas e visitas guiadas em torno do tema. Foi produzido um catálogo bilíngüe reunindo todas as obras presentes, biografias dos participantes e textos críticos de Rico Lins, Chico Homem de Melo e Rodrigo Villela.